TENS para aliviar a dor do parto

O TENS pode realmente aliviar a dor do parto? Será que vale a pena tentar? Hoje vou falar um pouco mais sobre como usar o TENS para aliviar a dor do parto! Vamos lá!

O que é TENS?

TENS significa estimulação elétrica nervosa transcutânea. É uma forma de alívio da dor que você pode controlar com um dispositivo portátil.

Como funciona o TENS?

Uma máquina TENS funciona enviando impulsos elétricos suaves para almofadas adesivas na parte inferior das costas. Acredita-se que a TENS funcione à medida que os pulsos elétricos estimulam os nervos que correm para a medula espinhal e bloqueiam a transmissão da dor. Isso cria uma sensação de formigamento. Você mesmo pode controlar a intensidade da corrente.

O TENS também pode funcionar fornecendo uma distração e restaurando um senso de controle, o que pode diminuir a ansiedade. Porque quando estamos muito ansiosas, isso pode atrasar o progresso do trabalho de parto. Quanto mais relaxada melhor o parto flui!

O TENS funciona para aliviar a dor do parto?

Um grande número de estudos descobriu que as mulheres classificaram sua dor de maneira semelhante, usando ou não o TENS. Mas os especialistas não têm certeza se o TENS é eficaz porque são necessárias mais pesquisas de alta qualidade sobre o assunto.

Algumas mulheres acharam o TENS muito útil no início do trabalho de parto, principalmente para dores nas costas. Enquanto algumas usaram apenas uma máquina TENS para controle da dor durante o trabalho de parto.

O TENS é adequado para todas?

Embora os pulsos elétricos usados ​​sejam muito pequenos, algumas pessoas adoram, outras odeiam. Não pode ser usado ao mesmo tempo que a água (chuveiro, banheira ou piscina de parto).

Pode haver considerações adicionais ou monitoramento necessário para o uso de uma máquina TENS se uma pessoa tiver um marca-passo instalado. Por isso discuta o uso com seu médico.

O que as mulheres dizem sobre suas experiências com o TENS para aliviar a dor do parto?
Embora a maioria das mulheres que usam o TENS o façam para lidar com a fase inicial do trabalho de parto em casa, a pesquisa não analisou se isso ajuda nesse ponto. Apesar da falta de evidências de sua eficácia, muitas mulheres disseram que estariam dispostas a usar o TENS novamente em um trabalho de parto futuro. É interessante também que as mulheres disseram que estavam lidando com a dor, mas se sentiam mais confiantes ao fazê-lo com a distração do TENS.

O TENS tem algum efeito colateral?

Embora algumas mulheres não gostem da sensação ou achem o dispositivo irritante, não há efeitos colaterais.

O TENS pode retardar o trabalho de parto?

Alguns estudos demonstram não ter efeito na duração do trabalho de parto, intervenções no trabalho de parto ou no bem-estar de mães e bebês.

O TENS afeta a amamentação?
Não se sabe se há algum impacto na amamentação, porque ainda não existem estudos.

O TENS tem algum efeito a longo prazo?
Não, pois ele age apenas no momento do uso.

O que acontece se eu não gostar do TENS?

Se você não gostar da sensação ou quiser tentar um método diferente, como água, é rápido e fácil retirar as almofadas TENS e seguir em frente, portanto é um opção válida para se tentar.

Onde posso obter uma máquina TENS?
Sua doula pode levar um para o parto, no entanto, se ela não tiver, o TENS é facilmente encontrado para comprar na internet.

Quando durante o trabalho de parto a TENS é usado?
Geralmente é usado no início do trabalho de parto e pode até ser usado em um carro a caminho do hospital. Não é considerado benéfico começar a usar a TENS durante o trabalho de parto intenso.

Como meu parceiro(a) pode ajudar com o TENS?
A mulher precisará de ajuda para colocar as almofadas adesivas. É uma boa ideia que o parceiro de parto verifique as instruções antes do início do trabalho de parto e verifique se você tem baterias novas. As almofadas significam que não é possível massagear as costas, então ele(a) pode tentar massagear a cabeça, os braços ou as pernas, se desejar.

Posso usar o TENS com outros analgésicos?
Como o TENS é elétrico, não dá para usar ao mesmo tempo que a água, e pode atrapalhar alguns monitoramentos hospitalares.

Eu precisaria de algum procedimento extra se usasse o TENS?
Não.