Enxoval Emocional Para a Maternidade

Enxoval emocional para a maternidade, é importante preparar a mala maternidade emocional?

Preparar a mala para a maternidade é uma das tarefas mais importantes e preocupantes para as mamães e casais durante a reta final da gravidez. Por isso, procuramos listas de itens necessários, tiramos dúvidas em grupos nas redes sociais sobre marcas e materiais. É uma corrida às lojas, sejam elas físicas ou virtuais, em busca do melhor para esse momento especial em nossas vidas.

Toda essa jornada é extremamente significativa e desafiadora, já que encontrar a melhor relação entre preço e qualidade em meio a tantas opções nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, gostaria de propor uma reflexão: nos aniversários do seu bebê, o que você gostaria de contar a ele? Seria sobre a roupa que ele usou ou sobre o carrinho em que foi transportado? Ou gostaria de compartilhar com ele a mágica do dia em que ele nasceu?

Além de todos os materiais físicos, o que mais você para montar seu enxoval emocional para a maternidade?

  • Informação: “Uma grávida informada é uma grávida empoderada!” Sendo assim, leia, assista vídeos, participe de workshops e aulas de preparação para o parto. Elabore seu plano de parto com um profissional que possa esclarecer suas dúvidas. O conhecimento trará clareza sobre o desconhecido, reduzindo seus medos e ansiedades em relação ao que está por vir. Quanto mais você entender o que está acontecendo com seu corpo e ao seu redor, melhor será capaz de questionar e tomar decisões informadas.
O que você já adquiriu ou está considerando adquirir para aumentar seu conhecimento?
  • Foco no positivo: Estamos na era do “pensamento positivo”, mas nem sempre é tão simples assim. No entanto, nosso cérebro funciona como um músculo – quanto mais informações positivas lhe fornecer, menor será sua capacidade de ter pensamentos que geram ansiedade. Você pode ter pensamentos negativos, mas assim que perceber, mude esse pensamento; faça uma meditação; leia algo que lhe faça bem, como frases empoderadoras do tipo “Eu sou capaz; meu corpo está preparado para dar à luz; a dor é uma resposta do meu corpo para que eu possa ver e tocar meu bebê mais rapidamente”, entre outras. Afaste-se de pessoas que só lhe trazem histórias negativas sobre partos. Com educação e cordialidade, afaste-se e evite essas pessoas. Elas são tóxicas para você e para seus pensamentos. Seu bebê precisa de uma mãe emocionalmente estável, não completamente assustada com histórias e experiências que não ajudam em nada.
Os pensamentos são alimento para o cérebro. Que tipo de alimento você está oferecendo a ele?
  • Confiança: Confie em sua intuição, em seu corpo e nos sinais que ele lhe dá. Isso é extremamente importante. No entanto, confiar nos profissionais de saúde também é de grande importância. Crie com eles uma relação de empatia e compartilhe com eles seus desejos, para que ambos possam direcionar todos os procedimentos da melhor maneira possível, tanto para você quanto para o seu bebê.

Cada vez mais, os profissionais de saúde estão direcionando seus conhecimentos para um paradigma mais natural e fisiológico, mas anos de cultura do medo e insegurança muitas vezes os levaram a tomar atitudes precipitadas. Assim que entrar em uma instituição de saúde, agradeça ao profissional por estar com você naquele momento. Experimente e veja o impacto extraordinário que esse pequeno gesto pode ter. Você já experimentou?

  • Aceitação e acolhimento: Aceite o que vier, o que precisar ser feito. Lembre-se de que “dor” não precisa ser sinônimo de “sofrimento”, pois o trabalho de parto causa dor, mas é uma dor que nos leva a algo maior: a chegada de nosso tão esperado bebê. Nós acolhemos e recebemos com amor tudo o que é aceito por nós, e nós gerenciamos melhor tudo o que aceitamos em nosso corpo, em nosso coração, sem atribuir o significado de “sofrimento”. Aceitar minimiza a dor!

mala enxoval emocional maternidade

A importância do enxoval emocional

Mesmo que você tenha um plano de parto, pode ser que não seja possível segui-lo à risca. Há imprevistos inerentes a esse momento que não podem ser negligenciados. Há vidas em jogo e é por elas que os profissionais lutam. Às vezes, nem sempre da melhor forma, mas afinal, o que é a melhor forma? Pouco se sabe sobre a vertente fisiológica do parto e muitos profissionais consideravam, por exemplo, uma episiotomia um procedimento normal, até perceber que se dermos um pouco mais de tempo para o bebê dilatar o períneo da mãe, tudo ocorre de forma natural, sem esse procedimento invasivo. Por isso é tão importante a informação.

Acolher não significa “aceitar tudo de mão beijada”. Pode haver algo com o qual você discorde, e você só precisa questionar e buscar uma resposta que seja importante para que você fique tranquila. Se essa resposta não existir ou não for fornecida da melhor forma, você tem o direito de reclamar e manifestar seu desagrado. Lembre-se sempre de que tudo em nossa vida surge para nos transmitir uma mensagem. Acolha, aceite e entenda que, se algo aconteceu de certa forma, é porque há algo a ser aprendido com isso, mesmo que seja, na pior das hipóteses, expressar sua insatisfação para que outras mulheres possam ter um parto diferente e melhor.

Com isso, se você levar em sua mala emocional informações, pensamentos positivos, confiança e aceitação, sentir-se-á mais empoderada e aberta ao diálogo com aqueles que estão nessa jornada junto com você. Esse é o mais importante Enxoval Emocional Para a Maternidade

A jornada do trabalho de parto e parto é uma incógnita, uma caixinha de surpresas, que nenhum profissional de saúde consegue prever com exatidão. É a verdadeira magia da vida.

Até lá, treine tudo isso e coloque na sua mala emocional. Isso é tão ou até mais importante do que as roupas e outros itens físicos que você precisa levar.

No primeiro aniversário e nos próximos, você pode não se lembrar das marcas que usou ou vestiu, mas com certeza lembrará dessa experiência como algo único. Portanto, pense em como você deseja contar essa história, pois nem tudo está sob seu controle, mas muito está! Controle o que você pode controlar!

Sejam felizes… hoje e SEMPRE. E não deixe de montar o seu Enxoval Emocional Para a Maternidade. Tem um vídeo no canal do youtube se você quiser aprender mais sobre o assunto, basta clicar aqui neste link.

Com amor.