A massagem perineal pode ajudá-la a evitar lacerações perineais. Aprenda aqui o passo a passo de como massagear seu períneo.
As pesquisas mostram que a massagem perineal no terceiro trimestre provavelmente reduz as chances de trauma perineal. Além disso, a maioria das futuras mamães que experimentaram a massagem perineal se sentiram confortáveis e positivas com a experiência. Elas disseram que fariam novamente em outra gravidez e recomendariam a outras pessoas.
O que é a Massagem Perineal?
O períneo é a pele e o músculo entre a vagina e o ânus. Você pode massagear seu períneo sozinha ou com a ajuda do seu parceiro, se preferir.
A massagem perineal visa alongar, geralmente com dois dedos os tecidos perineais.
Você pode começar a praticar a massagem perineal sempre que quiser, e muitas mulheres começarão durante o terceiro trimestre, considero que o melhor momento é a partir da 34ª semana de gestação: a massagem do períneo é um método comprovadamente eficaz para preparar o tecido entre a vagina e o ânus para o parto.
O períneo sofre muito durante o parto, já que a grande pressão exercida pelo bebé e a dilatação podem causar fissuras. Evite a massagem perineal se tiver herpes vaginal, candidíase ou infecção vaginal. Aqui está o que você precisa:
- Limpe as mãos e deixe as unhas curtas para proteger os tecidos delicados da vagina e do períneo .
- Lubrificantes ou óleos sem perfume – ex. óleo de coco ou lubrificante intimo
- Uma ou duas almofadas podem ser úteis para o seu conforto – se preferir sentar-se ou deitar-se. Algumas pessoas acham agradável relaxar em um banho primeiro. Outras pessoas preferem fazer a massagem em pé.
- Algumas mulheres acham que ajuda usar um espelho para que possam ver o que estão fazendo.
Massagem do períneo:
Se a abertura da vagina não for suficientemente dilatada ou ocorrerem complicações durante o parto, os médicos fazem cortes no períneo (episiotomia) embora não seja indicada, pode ser conveniente para o médico. Geralmente, o tecido da região perineal costuma ajudar a si próprio quando não há espaço suficiente, e as lacerações podem ocorrer, já que as fissuras se curam com mais facilidade e rapidez do que as incisões.
Com a massagem regular do períneo, as fissuras e a episiotomia podem ser evitadas, uma vez que o tecido se torna muito mais elástico e flexível.
Embora não haja garantias de que o períneo não seja danificado durante o parto, a massagem pode lhe ajudar!
Como fazer a massagem no períneo
Antes de começar a massagem, crie um ambiente confortável. Se quiser, tome um banho antes e fique confortável no sofá ou na cama. Para a massagem perineal, não existe uma única posição adequada, cada mulher deve encontrar aquela em que se sinta mais confortável.
O mais importante é que você se sinta bem e não fique tensa. Muitas mulheres agacham-se ou ficam de pé, descansando uma perna, por exemplo, na borda da banheira ou numa cadeira. Mas também pode ser feito deitada.
Lave as mãos e certifique-se de não ter as unhas muito compridas. Coloque um pouco de óleo nos dedos e espalhe esfregando com os dedos para aquecê-lo um pouco.
Insira o polegar cuidadosamente na vagina e massageie a área interna e externa do períneo com as pontas dos dedos realizando massagens circulares suaves da esquerda para a direita. Pode aumentar gradualmente a pressão, mas lembre-se que a massagem não precisa doer.
Agora, insira o polegar completamente na vagina e estique o tecido radialmente na direção do ânus. Para terminar, arqueie o períneo com o polegar para fora e para baixo. Notará resistência, mas não precisa doer.
Importante: Manipular a área perineal pode causar contrações prematuras. Se tem infeções na área da vagina, não faça massagens no períneo.
Passo a passo para a Massagem Perineal:
1. Se prepare para esse momento:
Lave bem suas mãos e certifique-se de que as unhas sua ou do seu parceiro (se estiver te ajudando) estejam curtas.
Encontre um lugar onde possa relaxar, sem interrupções e com privacidade, com as pernas bem abertas e os joelhos dobrados.
Certifique-se de ter o óleo escolhido e o espelho à mão, se necessário.
2. Encontre uma posição confortável para você
Você poder tentar: estar apoiada em travesseiros em uma cama ou sofá para que você ou seu parceiro possam alcançar seu períneo com mais facilidade
Em pé em um banho quente com uma perna para cima em um banquinho
Sentada no vaso sanitário.
3. Lubrifique seu períneo
Coloque um pouco de óleo no períneo e na parte inferior da abertura vaginal. Isso ajuda a tornar a massagem mais confortável.
4. Relaxe e comece a massagem
Respirar fundo algumas vezes pode ajudá-la a relaxar.
Coloque os polegares cerca de 2,5 cm a 4 cm dentro da parede posterior da vagina. Você pode achar mais fácil usar um espelho nas primeiras vezes.
Pressione para baixo em direção ao seu ânus e para os lados. Você deve sentir um pouco de sensação de alongamento.
Mantenha esse alongamento por cerca de um a dois minutos.
Em seguida, massageie suavemente a parte inferior da vagina por cerca de dois a três minutos, concentrando-se em relaxar o períneo. Massageie usando os polegares para cima e para fora e depois para trás em um movimento em forma de U. Você pode praticar suas técnicas de respiração lenta e profunda enquanto faz isso. Repita isso duas a três vezes.
A massagem perineal não deve doer, embora você possa sentir pressão nas primeiras semanas após o início, o que deve diminuir.
5. Envolvimento do parceiro
Pode ser difícil massagear o períneo sozinha nos últimas semanas da gravidez.
Você pode querer começar fazendo a massagem perineal sozinha. Então, conforme você se aproxima da data de parto, se você se sentir confortável, pode pedir ao seu parceiro para fazê-la.
Basta seguir o mesmo método de antes. A única diferença é que seu parceiro usará os dedos indicadores em vez dos polegares para realizar pressões descendentes de um lado para o outro e em forma de U.
6. Mantenha a rotina
Repita diariamente ou quando possível.
Encaixe a massagem na sua rotina diária ou semanal, por exemplo, durante ou após o banho. Esse é um bom momento porque os vasos sanguíneos da região já estão dilatados, deixando o períneo mais macio e confortável para massagear. Você também ficará mais relaxada.
7. Em caso de dúvidas procure ajuda
A massagem perineal não deve ser dolorosa, embora possa haver algum desconforto no início. Se estiver preocupada com alguma dor ou precisar de mais informações ou apoio com a massagem perineal, fale com a sua doula, médico ou fisioterapeuta.
O vídeo abaixo também mostra como fazer passo à passo a massagem perineal!
Deixar um comentário