Você tem medo do parto normal?
Uma das principais partes do meu trabalho como doula é responder a MUITAS perguntas sobre o processo de parto.
Quer seja o bebê nº 1 ou nº 10, posso garantir que você terá pelo menos uma pergunta a fazer! A realidade é que nenhum trabalho de parto é exatamente igual e nenhum bebê é exatamente igual.
Eu não sei dizer quantas gestantes eu vi comentando, “Isso é TÃO diferente da minha primeira vez!”, e assim como qualquer coisa na vida, com a diferença vêm as perguntas!
O que é totalmente OK! Adoro responder às suas perguntas, essa é uma das PRINCIPAIS razões pelas quais criei a comunidade Mamãe Empoderada. Do conteúdo do meu blog aos meus cursos de parto e no Instagram – adoro compartilhar informação!
Ser informada sobre o seu parto não apenas a deixará mais confiante, mas também ajudará a aliviar um pouco de sua ansiedade. Porque, convenhamos, dar à luz pela primeira (ou décima) vez é um pouco estressante para TODAS. Ler, fazer perguntas e educar-se tornará tudo 100 vezes melhor, EU PROMETO!
Com medo do parto normal? É a sua primeira vez?
Depois de estar presente em um BOM NÚMERO de partos ao longo dos meus anos como doula, percebi que algumas perguntas são mais populares do que outras, ESPECIALMENTE entre as mamães de primeira viagem.
Por isso selecionei algumas que mais respondo:
- Vou fazer cocô durante o parto? E se eu fizer cocô durante o parto?
- E se eu lacerar/quanto vou lacerar?
- E se eu tiver que fazer uma cesariana?
- Qual é a sensação de dar à luz? Quanto o trabalho de parto realmente dói?
- Quando devo receber uma epidural? E se for tarde demais para receber uma epidural?
- Como um bebê consegue sair pela minha vagina?
Todas essas perguntas são normais e populares! Então, se você está com uma dessas dúvidas na cabeça, não tenha medo, eu explico TODAS aqui neste post! E tenho certeza que você começará eliminar o seu medo do parto normal! Vamos lá!
Qual a melhor maneira de perder o medo do parto?
Tenho que te dizer. Uma das MELHORES maneiras de perder o medo se você tem medo de dar à luz é com informação e educação perinatal. Dia após dia, vejo mães chegando ao parto com mais confiança e tendo melhores experiências de parto quando fazem uma aula de parto.
Isso ocorre porque um curso de parto prepara você para a progressão típica do trabalho de parto E para o inesperado (tornando-o MENOS inesperado). Conhecimento é poder. Confira meus cursos de parto SUPER acessíveis, eles ajudaram milhares de mães a eliminar o medo do parto e podem ajudar você também.
1. Vou fazer cocô durante o parto?
Vamos ver… você vai fazer cocô quando estiver empurrando… provavelmente. Não vou dizer DEFINITIVAMENTE SIM, mas há uma boa chance de que saia um pouco enquanto você empurra o bebê para fora.
A realidade é que a força que você faz para empurrar um bebê para fora é extremamente semelhante a força que você faz para evacuar. Você está usando os mesmos músculos. Os bebês também têm cabeças grandes que pressionam seu reto, então qualquer cocô que estiver ali vai sair. Desculpe dizer isso.
Muitas mulheres têm episódios de diarreia no início do trabalho de parto, no entanto, e é bem possível que seu corpo se limpe de qualquer cocô que esteja parado. Isso aconteceu comigo, porém, e tenho certeza (não tenho 100% de certeza) de que ainda fiz cocô um pouco enquanto estava empurrando.
Isso traz outro GRANDE ponto. Com toda certeza, você pode nem perceber que fez cocô durante o parto se o fizer. Às vezes, tenho clientes que fazem bastante cocô, e isso pode ser óbvio para os outros na sala, mas a equipe faz um bom trabalho limpando o cocô à medida que sai, para se livrar de qualquer cheiro.
Além disso, se você está fazendo cocô enquanto está empurrando, está empurrando com eficácia, logo terá um bebê e o fato de ter acabado de fazer cocô logo será algo que você esquecerá completamente.
EU PROMETO que quando você estiver segurando seu bebê (o que acontecerá logo depois que você fizer cocô), você ESQUECERÁ DO COCÔ.
2. E se eu lacerar? Quanto eu vou lacerar?
É bastante seguro dizer que, se você está tendo seu primeiro bebê, provavelmente vai lacerar um pouco. Já vi algumas mães de primeira viagem que não laceraram, mas a maioria delas lacera pelo menos um pouco.
Se você tiver uma epidural, ótimo! Normalmente, não precisa administrar nenhum medicamento adicional para suturar a laceração.
Se você pariu naturalmente e lacerou, normalmente seu medico administrará um anestésico local (geralmente lidocaína), esperará que você não sinta nada, em seguida, suturará sua laceração.
Existem 4 graus de laceração:
- 1º grau – menos grave, envolvendo apenas a pele do períneo
- 2º grau – envolve a pele e os músculos do períneo
- 3º grau – ruptura mais profunda no músculo que envolve o ânus (mas não completamente)
- 4º grau – mais grave, o rasgo mais profundo que rasga completamente os músculos do seu ânus
Ok, antes que eu assuste você com isso… saiba que laceração de 4º grau são extremamente raras. MAIS COMUMENTE, você terá uma laceração de 1º grau ou uma de 2º grau ( 3º grau também não acontece com tanta frequência!).
Na verdade, a maioria das mães de primeira viagem terá uma laceração de 2º grau que requer alguns pontos! Seu médico fará isso imediatamente após o parto, e os pontos são dissolúveis, então você não precisa se preocupar em retirá-los.
3. E se eu precisar de uma cesariana não planejada?
Farei o possível para prepará-la! Na maioria dos casos, se você precisa fazer uma cesariana, isso será discutido com você para seu consentimento informado.
Muito raramente, temos situações de emergência em que as mulheres entram em trabalho de parto rapidamente, o bebê está com problemas e não temos tempo para prepará-la mentalmente para uma cesariana (porque temos que tirar o bebê muito rápido se ele estiver em perigo!).
Com toda a probabilidade, se você acabar tendo uma cesariana (e estiver em trabalho de parto), seu médico tem falado com você sobre ter uma cesariana por um tempo antes de você realmente ter uma (independentemente do motivo pelo qual você está tendo; falha no progresso, a frequência cardíaca do bebê não parece tão boa, etc. ).
Se você acabar tendo que fazer uma cesariana, tudo bem! Geralmente, se você escolheu uma equipe qualificada, o raciocínio deles para fazer uma cesariana em você é porque essa é a maneira mais segura de trazer o bebê ao mundo neste momento.
A regra número um que você deve seguir neste artigo, escolha sua equipe com sabedoria e CONFIE nela.
Além disso, se você quiser ler um pouco mais sobre como fazer uma cesariana, acesse este artigo! Já expliquei detalhadamente como é todo o processo, vai aliviar sua ansiedade!
4. Qual é a sensação de dar a luz? Quanto o trabalho de parto realmente dói?
Sinto muito… mas DÓI. O trabalho de parto é provavelmente uma das experiências mais dolorosas pelas quais você passará, mas por um bom motivo! Pode ser assustador, especialmente se este for seu primeiro bebê.
Eu pensei que o início do trabalho de parto era muito parecido com cólicas menstruais muito fortes. À medida que o trabalho de parto avançava e eu ficava cada vez mais dilatada, a intensidade da dor aumentava ainda mais.
Mas não fique muito nervosa, o trabalho de parto é HORRÍVEL, mas acaba. Estamos dando à luz há milhares de anos e definitivamente não é IMPOSSÍVEL. Você vai passar por isso, mas vai ser difícil. Ter muito apoio, reservar um tempo para se educar e muita energia positiva em sua sala tornará tudo mais fácil!
Para mim, foi mais um jogo mental. O trabalho de parto é realmente um dos maiores jogos mentais pelos quais você passará em sua vida. Se você tem a capacidade de se manter focada, USE ISSO A SEU FAVOR… porque sua mente é seu pior inimigo no trabalho de parto (pelo menos foi para mim e para muitos de minhas clientes).
Se você estiver interessada em aprender mais sobre como lidar com a dor do parto, acesse meu post sobre parto natural! Mesmo se você planeja receber uma epidural, prometo que será útil!
5. Quando receber uma epidural? E se for tarde demais para receber uma epidural?
Falando em epidurais… sim! Isso, infelizmente, acontece bastante. Felizmente, isso acontece com mais frequência em mulheres que estão tendo seus 2º , 3º , 4º, 5º bebês, mas também pode acontecer com mães de primeira viagem.
Não há realmente uma quantidade definida de centímetros que você teria para seu médico lhe dizer que é tarde demais.
Depende mais da situação. Tive uma cliente que recebeu uma epidural com 10 centímetros, mas ela já estava trabalhando e fazendo força por MUITO TEMPO, e ficou claro que tínhamos um pequeno caminho a percorrer…
Eu também já vi dizerem NÃO às mulheres a uma epidural de 7 centímetros porque ela tinha apenas 4 centímetros… 5 minutos antes. Você pode ver como as coisas podem ser diferentes em cada cenário.
Se este evento acontecer com você, a melhor coisa a fazer no momento é ACEITAR A DOR e… confiar na sua equipe!
Felizmente, se for realmente tarde demais para receber uma epidural, você não tem muito tempo até conhecer seu bebê. Estou falando de menos de uma hora (geralmente muito menos do que isso).
Vai doer no momento, especialmente se você planejou um parto com epidural. Às vezes, os bebês fazem seus próprios planos…
6. Como um bebê consegue sair pela minha vagina?
Buraco minúsculo, bebê grande. Você pode pensar que as leis da física não se aplicam aqui.
Acho que toda mãe de primeira viagem se pergunta como exatamente um bebê de 3 ou 4 quilos pode sair por lá. Simplesmente não faz sentido logicamente! Mas na verdade… faz.
Pode parecer pequeno por fora, mas tem um grande potencial! A verdade é que sua vagina foi construída para se adaptar de acordo com o tamanho do bebê. ISSO… ELA VAI… SE ESPANDIR.
Na verdade, eu nunca conheci uma mulher que não pudesse dar à luz através de sua vagina por ela ser pequena.
EU CONHECI mulheres que não conseguiam dar à luz por causa de suas pélvis apertadas.
Ocasionalmente, vejo mulheres que não conseguem dar à luz por via vaginal devido a uma condição chamada desproporção cefalopélvica (DCP). Isso basicamente significa que a cabeça do seu bebê não vai caber proporcionalmente na sua pélvis e você terá que fazer uma cesariana. Infelizmente, é quase impossível diagnosticar o DCP antes do parto, mas se você estiver preocupada com isso, fale com seu médico.
Outra observação, a verdadeira DCP é bastante rara.
Outro fato importante, a cabeça do bebê. Seu bebê tem ossos na cabeça que se sobrepõem e se moldam de uma certa maneira para caber no canal do parto. Se você já viu um bebê com cabeça de cone, é disso que estou falando!
Espero que você tenha um pouco menos de medo do parto normal com essas perguntas respondidas
Espero ter respondido a alguns dos seus medos! Meu objetivo como sua doula é ser sua sua fonte segura para responder todas as suas perguntas. Porque, eu sei que você pode ter muitas. E está tudo bem, eu te apoio!
Se você tem alguma dúvida sobre o trabalho de parto que tem medo de abordar com seu médico, não hesite em me enviar uma mensagem! Muitas mulheres já me escreveram e ficarei feliz em ajudá-la no que for possível.
Bom Parto!
Deixar um comentário