Parto Normal ou Cesárea? Qual a melhor opção? Esta é uma dúvida cada vez mais frequente, pois as cesarianas estão aumentando cada dia mais no Brasil. E no sistema privado de saúde muitas vezes chega à 90%.

Mas a resposta rápida para qual é melhor? O parto vaginal é normalmente uma opção mais segura.

Tenha em mente que isso nem sempre é o seu caso. Independentemente disso, se você teve uma gravidez normal e não tem tempo para ler todo este artigo, saiba que o parto vaginal é normalmente mais seguro e continua sendo recomendado acima da cesariana.

Mas eu te entendo. Mamães se perguntam… Devo arriscar possíveis complicações com um parto vaginal? Por outro lado, vale a pena o tempo de cicatrização de uma cesariana e perder a experiência de um parto vaginal?

Essas são perguntas incrivelmente justas, e você deve se informar antes de tomar uma decisão para você e seu bebê.

É por isso que quero falar com você sobre os prós e contras do parto normal ou cesárea, para que você tenha o poder de tomar a decisão que melhor se adapta às suas necessidades. Vamos lá!

Mitos sobre a cesárea:

Deixe-me desfazer alguns mitos comuns sobre a cesárea.

  • Ela NÃO é mais segura (para você ou para o bebê).
  • A recuperação não é mais fácil do que o parto vaginal.
  • Ela NÃO é necessariamente mais conveniente ou menos dolorosa.
  • Você PODE amamentar e ter contato pele a pele com seu bebê após uma cesariana.
  • Também quero salientar que nossas escolhas em relação ao nosso parto são profundamente pessoais, e não há absolutamente nada de errado em ter uma cesariana planejada.

Algumas mulheres acreditam que a dor de uma cesariana é menor do que o parto vaginal, mas você tem que lembrar que um bebê de pelo menos 3 quilos está saindo de você – vai ser um pouco doloroso , independentemente da forma que isso acontecer.

Com tudo isso dito, existem alguns cenários em que a cesariana é a opção mais segura.

Prós e contras de parto normal e cesárea

Eu serei o primeira a dizer que cesarianas não são de todo ruim. Como tudo na vida, há prós e contras tanto no parto vaginal quanto na cesariana.

Prós da cesariana

As pessoas associam muitos prós (que não são verdadeiros) ao escolher uma cesariana versus parto natural, então eu queria compartilhar alguns dos benefícios reais de escolher uma cesariana.

prós e contras da cesárea

BENEFÍCIOS DA CESÁREA:

Menor risco de lesões no parto, como fraturas, privação de oxigênio e distocia do ombro: isso faz sentido, pois essas lesões acontecem devido à dificuldade de passar pelo canal do parto.

Dor reduzida sem o trabalho de parto: Sim existe a opção de analgesia de parto, para um parto normal sem dor (mas isso nem sempre funciona). Uma cesariana praticamente garante que você não sentirá as contrações intensas OU a experiência de parto como você faz no parto vaginal.

Sem laceração: embora tenha em mente – o rasgo é mínimo para a maioria das novas mamães.

Potencialmente permitir uma experiência geral mais conveniente: Uma cesariana pode ser agendada… o parto vaginal geralmente não é (exceto durante a indução, mas você ainda não pode prever a hora em que o bebê nasce!).

Viu? É compreensível porque algumas mulheres pensam que é melhor fazer uma cesariana. Esses são alguns pontos.

CONTRAS DA CESÁREA:

O risco associado a uma cesariana é de curto e longo prazo, por isso é importante tomar essa decisão com cuidado.

Tenha em mente que uma cesariana é uma grande cirurgia abdominal, por isso é um pouco mais séria e complicada do que a maioria dos partos vaginais.

RISCOS ASSOCIADOS À CESÁREA:

  • Aumento da perda de sangue (sim – potencialmente mais do que com parto vaginal), o que pode exigir uma transfusão de sangue.
  • Coágulos de sangue (porque você não está se movimentando)
  • As taxas de mortalidade neonatal e materna são maiores em partos por cesariana ( você pode ler mais sobre isso aqui em inglês).
  • Maior risco de problemas respiratórios em seu bebê
  • Possível reação anestésica
  • Maior probabilidade de obesidade e asma em crianças ( confira esse estudo feito com 30 milhões de mulheres – revisão sistemática em inglês).
  • Mais dor durante a cicatrização
  • Maior tempo de cicatrização
  • Risco de aderências, que podem causar complicações posteriores na gravidez, como placenta prévia (onde a placenta cobre parcial ou totalmente o colo do útero – isso pode causar sangramento grave durante sua próxima gravidez e o parto).
  • Pode tornar a amamentação mais difícil no início
  • Aumenta a chance de natimorto ou aborto espontâneo em uma gravidez subsequente.

Essas são algumas desvantagens bastante sérias e, embora a maioria das mulheres não tenha esses problemas, algumas sim.

Prós do parto vaginal

Acho que o maior benefício do parto vaginal é o fato de que geralmente é mais seguro para você, seu bebê e futuras gestações. Afinal, fomos projetados para dar à luz dessa maneira!

Quer você acredite ou não em design inteligente, o fato é que as mulheres sempre deram à luz dessa maneira . Elas poderiam parir em um celeiro, campo ou ao redor da fogueira. Você provavelmente pode pensar que parir em um ambiente estéril, cercado por profissionais, é bastante seguro.

prós e contras do parto normal

OS OUTROS BENEFÍCIOS DO PARTO VAGINAL INCLUEM:

  • Tempo de recuperação mais rápido.
  • NÃO ter que passar por uma grande cirurgia.
  • Menor tempo de internação.
  • Menor chance de infecção.
  • A possibilidade de ter mais facilidade na amamentação e proporcionar o contato pele a pele imediatamente.

Riscos do parto vaginal (contras do parto normal)

Toda opção de parto tem prós e contras, então aqui está a lista de riscos do parto vaginal.

OS RISCOS MAIS COMUNS DO PARTO VAGINAL INCLUEM:
  • Maior risco de lesões no parto, como fraturas, distocia de ombro e privação de oxigênio.
  • Sangramento intenso
  • Laceração
  • Trabalho de parto mais doloroso

O que é mais doloroso, parto normal ou cesárea?

Esta é uma pergunta interessante e que respondo com frequência. Muitas mulheres operam com informações incorretas sobre a resposta. Como você fica anestesiada para uma cesariana como faria em qualquer operação importante, é naturalmente assumido que uma cesariana NÃO será tão dolorosa quanto o parto natural.

O momento do parto (e estou falando do MOMENTO) pode ser mais doloroso quando o parto é normal, é verdade. Mas a RECUPERAÇÃO de uma cesariana normalmente leva mais tempo e é mais dolorosa.

Se você estiver preocupado com a dor do parto, converse com seu médico sobre as recomendações para o controle da dor . Muitas mulheres decidem seguir o caminho da epidural , que pode ser tão indolor quanto uma cesariana, e você vai se curar muito mais rápido.

Se eu tiver uma cesárea, isso significa que todos os partos seguintes também devem ser por cesariana?

Por sorte, não. VBACs (parto vaginal após cesariana) estão se tornando cada vez mais comuns. De fato, a pesquisa mostrou que entre 60 e 80% das mulheres que desejam um VBAC são bem-sucedidas com ele. VBACs também estão associados a menos complicações do que uma cesárea de repetição ELETIVA.

Dito isso, nem todas as mulheres podem ter um VBAC – mesmo que a próxima gravidez seja normal. Por exemplo, se a incisão da cesariana foi feita verticalmente (o que às vezes é necessário), um VBAC é muito mais perigoso e pode terminar em ruptura uterina.

Converse com seu médico sobre se você pode ou não ter um VBAC com segurança.

Posso fazer uma cesariana eletiva?

Bem mamãe, depende do seu médico. A maioria dos profissionais médicos deveriam desencorajá-la, a menos que haja uma razão médica para isso.

Infelizmente, muitas mulheres que pedem cesariana o fazem por medo do parto e muitos médicos aceitam por ser mais conveniente para eles (principalmente em se tratando de plano de saúde).

Embora o medo do parto seja uma coisa totalmente normal de se sentir, lembre-se de que, em geral, uma cesariana é uma grande cirurgia e deve ser tratada como tal.

Haverá alguma dor associada ao nascimento de seu filho – e não há como evitar isso.

A organização mundial da saúde não recomenda fazer uma cesariana eletiva.

A recuperação é mais fácil após o Parto Natural ou Cesárea?

Quer saber qual é a diferença entre a recuperação da cesárea vs um parto natural? É um pouco individual dependendo da mamãe.

No geral, uma cesariana geralmente requer mais tempo para cicatrizar . Você não apenas passou por uma cirurgia GRANDE, que traz mais riscos do que um parto vaginal, mas sua internação hospitalar será mais longa e levará mais tempo até que você possa se movimentar normalmente.

A grande diferença digna de nota é que a recuperação da cesariana é tipicamente mais difícil.

Posso evitar fazer uma cesariana?

Às vezes não. Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a minimizar o risco de precisar de uma cesariana, mas, infelizmente, há circunstâncias em que ainda será medicamente necessário.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer que minimizam os riscos de precisar de uma cesárea.

  1. Contrate uma doula. Existem vários estudos que nos mostram que o uso de uma doula pode reduzir o risco de precisar de uma cesariana, além de diminuir o tempo gasto no trabalho de parto e a quantidade de analgésicos usados. Isso só mostra como o apoio é importante – então, se você não conseguir uma doula, recomendo ter alguém presente que possa ser um bom apoio para você.
  2. Evite a indução (especialmente a indução eletiva). Mais e mais mulheres estão optando por ser induzidas, induções podem realmente diminuir suas chances de uma cesariana quando bem indicada.
  3. Adie a epidural. Embora não haja nada de errado em fazer a via epidural, fazê-lo muito cedo pode aumentar o risco de precisar de uma cesariana, especialmente se for seu primeiro bebê ou se você já fez uma cesariana anterior.
  4. Verifique as taxas do seu médico. Você pode definitivamente perguntar ao seu médico qual é a taxa de cesariana dele ou consultar no plano de saúde.

Com base em todas essas informações eu acredito que você pode agora responder a pergunta, você deseja um parto normal ou cesárea?

Venha se preparar para esse momento comigo! Acesse o curso Gestante Empoderada e saiba mais!

Com carinho,

Van Sanfins