Não, não são apenas contrações… Levante a mão se você sabia que havia QUATRO ESTÁGIOS de trabalho de parto ? Eu não antes de me tornar uma doula!
O trabalho de parto não é só TODAS as contrações… e estou prestes a dizer como tudo vai acabar!
Em resumo, os quatro estágios do trabalho de parto são assim:
Contrações
Nascimento do bebê
Nascimento da placenta
Primeiras 1-2 horas pós-parto
Mas como tenho certeza que você pode imaginar, há MUITO o que falar de cada uma dessas quatro etapas. Também quero falar um pouco mais sobre as contrações. Então vamos direto ao assunto, mamãe!
Os quatro estágios do trabalho de parto
Quando eu digo estágios do TRABALHO DE PARTO… você pode ficar um pouco confusa….
Porque na verdade… os dois primeiros estágios envolvem apenas contrações… bem… contrações dolorosas de parto que envolvem seu corpo tentando tirar seu bebê de você.
Basicamente… o bebê está do lado de dentro nos dois primeiros estágios… e o bebê está do lado de fora nos dois segundos estágios!
Tudo bem, vamos para a primeira fase do trabalho de parto…
A primeira fase do trabalho de parto: contrações e dilatação
Este é provavelmente o estágio do trabalho de parto com o qual você já está mais familiarizada.
A primeira fase do trabalho de parto começa com aquela PRIMEIRA contração real do trabalho de parto e TERMINA quando você está dez centímetros dilatada.
Ufa. É uma fase LONGA. É tão longo, na verdade, que está dividido em três subdivisões…
- Fase Latente
- Fase Ativa
- Transição
Nós entraremos nisso em um segundo, mas como todo esse estágio é sobre contração e dilatação de 0 a 10 cm, vamos entrar um pouco nas contrações.
O que é uma contração do trabalho de parto?
Primeiro, o que exatamente é uma contração? Você sabe que eles doem, você sabe que eles acontecem, mas você já se perguntou o que exatamente eles são?
A maioria das mulheres experimentará pelo menos UMA contração durante a gravidez antes do grande dia…
Na verdade, a MAIORIA das mulheres tem muitas contrações durante a gravidez antes de entrar em trabalho de parto. Comecei a ter contrações com cerca de 5 meses de gravidez! (que eu pudesse reconhecer)
De vez em quando eu sentia minha barriga endurecer e apertar intermitentemente, e depois soltava cerca de um minuto depois.
Isso não foi doloroso para mim, mas para algumas mulheres essas contrações pré-parto (chamada de Braxton Hicks) podem ser um pouco desconfortáveis.
A CIÊNCIA POR TRÁS DE UMA CONTRAÇÃO
Seu útero é um MÚSCULO. É um músculo enorme que se contrai e libera de forma semelhante a todos os outros músculos do seu corpo!
Seu útero esteve contraindo toda a sua vida… e só agora que está muito maior (ou seja… você está GRÁVIDA) você está começando a perceber isso!
Você vê, as contrações uterinas são uma parte normal do ciclo menstrual de uma mulher. Seu útero se contrai regularmente durante o ciclo, especialmente durante o período menstrual.
Você já teve “cólicas menstruais”? Sim, são contrações !
Seu útero está passando pelo mesmo mecanismo que faz durante o trabalho de parto.
Algumas mulheres não experimentam cólicas menstruais dolorosas, e isso pode ser devido aos seus níveis de prostaglandina. (Prostaglandinas = substâncias semelhantes a hormônios que auxiliam na contração e relaxamento do músculo liso)
Mulheres com altos níveis de prostaglandinas em seu revestimento uterino experimentam cólicas menstruais mais dolorosas do que mulheres com níveis mais baixos de prostaglandinas pré-definidos.
Isso faz sentido… porque adivinhe qual substância semelhante a um hormônio está prontamente presente durante o trabalho de parto… prostaglandinas!! AI!
E, adivinhe o que é dado a você durante uma indução do parto…. prostaglandinas sintéticas!!
E ocitocina… mas isso está em outro post!
Trabalho de parto – fase latente (geralmente 0-5 centímetros)
A fase de trabalho de parto latente pode ser classificado como a fase em que seu colo do útero está mudando de zero para cerca de cinco centímetros de dilatação…
Já vi pacientes chegarem ao hospital sentados a 4-5 cm (às vezes até 6 cm) e ainda não terem saído do estágio inicial do trabalho de parto.
Na verdade, esta primeira fase do trabalho de parto não depende totalmente do colo do útero… Depende MAIS do seu padrão de contração.
O trabalho de parto latente geralmente consiste em contrações regulares e um tanto dolorosas que a maioria das mulheres não pode ignorar. Essas contrações PODEM ser irregulares, mas geralmente tendem para o padrão de se tornarem regulares.
Esta fase pode durar HORAS ou até DIAS para algumas mães de primeira viagem. De fato, geralmente não se admite pacientes no hospital (a menos que estejam em indução) enquanto ainda estão em trabalho de parto na fase latente.
Este tempo no início do trabalho de parto é MELHOR gasto descansando.
Prepare seu corpo para o que está por vir, porque assim que formos para o próximo sub-estágio… não haverá muito tempo para descansar.
Muitas mulheres (especialmente mães de primeira viagem) ficam ansiosas quando essas contrações realmente aumentam e vão para o hospital/centro de parto!
Não! Você não precisa fazer isso!
QUANDO DEVO IR AO HOSPITAL DURANTE A FASE LATENTE DO TRABALHO DE PARTO?
Na verdade, você não deve ir para o seu local de parto até que suas contrações sejam extremamente dolorosas, regulares (cerca de 3-4 minutos), e você tenha certeza absoluta de que não pode mais lidar com isso da sua casa.
Quando você tem o pensamento de “oh meu Deus, eu simplesmente não posso mais ficar em casa, isso é muito doloroso para suportar” … é hora de ir para o hospital / centro de parto. Isso significa que você está prestes a entrar no próximo sub-estágio.
A propósito – eu ensino mais sobre isso e muito mais no meu curso de parto online. Que já ajudou milhares de mamães como você!
Gostando de saber mais sobre os quatro estágios do trabalho de parto? Lembre-se de compartilhar com uma amiga que também precisa saber!
Trabalho de parto ativo (5-7 centímetros)
Gritos! Suas contrações são dolorosas, regulares e REALMENTE aumentam a intensidade. Este é o momento em que a maioria das mulheres pede epidurais se essa for sua escolha de controle da dor durante o trabalho de parto.
Este sub-estágio pode ser classificado como o colo do útero mudando de quatro/cinco para cerca de sete centímetros.
A fase ativa não é brincadeira. É dolorosa, você pode vomitar, ficar muito mais emocional e não conseguir falar durante as contrações.
NA VERDADE ESSE É UM ÓTIMO PONTO QUE ESQUECI DE ADICIONAR.
Se você realmente PERDER a capacidade de falar durante as contrações… provavelmente é hora de ir para o hospital/centro de parto!
O trabalho de parto ativo geralmente traz à tona o rosto sério em minhas clientes. Elas vão de sorridentes, animadas por estarem em trabalho de parto… para… OH MEU DEUS, ISSO É UMA MERDA!
QUANTO TEMPO DURA O TRABALHO DE PARTO ATIVO?
Esse sub-estágio também pode durar HORAS (desculpe), mas depende muito de você, da sua gestação e até mesmo se você já teve filhos antes.
Eu adoraria dizer que “o trabalho de parto geralmente dura 3 horas”, mas isso não é verdade. Cada mulher é diferente, cada parto é diferente e é muito difícil dar um palpite apropriado.
O que vou dizer é que é muito mais curto do que a fase latente! (promessa)
Uma vez que atingimos a marca de 7 centímetros, passamos para o próximo sub-estágio.
Transição (7 a 10 centímetros)
Oh meu favorito. Transição.
É o meu favorito porque é o sub-estágio mais curto de todos os três, e uma vez que você atingiu este estágio, estamos muito mais perto de conhecer o bebê!
(Provavelmente não será seu palco favorito… de novo… desculpe)
Se você já recebeu uma epidural… uau! Este sub-estágio é bem fácil, você pode apenas relaxar até atingir o estágio de empurrar (que é o próximo).
Se você não recebeu uma epidural, esta será definitivamente a fase mais dolorosa de todas. Claro que isso é discutível… mas a maioria das mães concorda comigo nisso.
A transição é classificada como o estágio em que o colo do útero muda de cerca de sete centímetros para ficar completamente dilatado e afinado! (10 centímetros de dilatação!)
A TRANSIÇÃO É INTENSA
Sem uma epidural é um pouco mais difícil. MAS VOCÊ CONSEGUE FAZER ISSO!
A transição é geralmente quando minhas mães ficam um pouco malucas. Você pode dizer algo realmente fora da sua personalidade para o seu parceiro ou gritar como uma maníaca. Você pode vomitar, chorar, implorar para que acabe, ficar com raiva, sentir que está enlouquecendo etc.
(eu fiz todas essas coisas… é normal)
Este é o sub-estágio do trabalho de parto, quando você mais precisa de sua pessoa (ou pessoas) de apoio ao trabalho. É onde sua educação para o parto e os preparativos naturais para o parto serão realmente CHAVE.
QUANTO TEMPO DURA A TRANSIÇÃO?
Não tenha medo, porém, porque assim como a fase ATIVA foi mais curta do que a fase LATENTE… a TRANSIÇÃO é MUITO mais curta do que o ATIVO! Viva!
Eu não vou te dar uma estimativa aproximada de quanto tempo dura o trabalho de transição, assim como eu não fiz antes… porque bem… cada mulher é diferente.
Eu vou dizer… às vezes a transição pode durar apenas alguns minutos. Especialmente para as mamães que já tiveram bebês e que não recebem epidurais… muitas vezes o trabalho de transição dura menos de uma hora.
Uma vez que seu colo do útero atinge 10 cm de dilatação e nós reconhecemos que é hora de começar a empurrar…então entramos na próxima FASE DO TRABALHO DE PARTO!
Relacionado: cesariana vs parto vaginal.
A segunda fase do trabalho de parto: expulsivo
Tudo bem, temos a fase MAIS LONGA do trabalho de parto fora do caminho. Agora é hora de começar a empurrar o bebê para o seu canal de parto e para FORA!
Este segundo estágio do trabalho de parto começa quando o colo do útero atinge 10 cm e termina com o parto do bebê! Assim como no primeiro estágio… é difícil estimar quanto tempo este estágio será.
Na verdade, algumas mães só empurram UMA VEZ. Sim, eu já vi. Mamãe vem grunhindo e caindo, pronta para empurrar, e BAM. UM EMPURRÃO E NASCE O BEBÊ!
Se você é mãe de primeira viagem, no entanto, empurrar pode demorar um pouco mais do que APENAS um empurrão. Na verdade, empurrar NORMALMENTE leva cerca de 2 horas se este for seu primeiro bebê.
Novamente, esta é a MÉDIA, e muitas mamães dão à luz um bebê em muito menos tempo.
EMPURRANDO COM UMA EPIDURAL VS SEM EPIDURAL
FATO: Se você receber uma epidural durante o trabalho de parto… provavelmente vai empurrar um pouco mais do que a mamãe sem epidural. Isso é um pouco discutível, mas na minha experiência… é apenas minha experiência.
As mamães com epidurais normalmente precisam de um pouco mais de prática para entrar em uma boa rotina de empurrar do que minhas mamães naturais. Eles também precisam de orientação, porque é um pouco mais difícil empurrar com uma epidural do que sem uma.
Seu corpo está claramente dizendo EMPURRE quando você não tem uma epidural… mas quando você tem uma, pode ser difícil para algumas mamães sentirem esse desejo.
AINDA ESTÁ TUDO BEM!
Enquanto você está empurrando o bebê com suas contrações, sua enfermeira pode orientar você a empurrar, ou você pode optar por empurrar da maneira que seu corpo lhe disser.
PUXO ESPONTANEO X PUXO DIRIGIDO
Algumas mães se dão muito bem com empurrar a glote aberta, outras se saem muito melhor com empurrar guiado. Acredito que você fazer o que é melhor para você no início, e se estiver funcionando… ÓTIMO! Continue. Caso contrário, costumo orientá-la a empurrar com este método:
1.Agarre suas pernas (se você estiver de costas ou de lado)
2.Enrole-se e em torno de seu bebê (puxe a cabeça para fora da cama)
3.Respire fundo como se estivesse indo debaixo d’água
4.Segure-o e não deixe o ar sair, e faça força como se estivesse fazendo cocô
5.Segure isso por cerca de 6-10 segundos
6.Repita por um total de 3-4 vezes por contração
Se você estiver em outra posição de empurrar que não seja de costas / lado, eu o orientaria da mesma maneira, você simplesmente não precisaria se enrolar em volta do bebê.
POSIÇÕES PARA O EXPULSIVO
Às vezes, “empurrar deitada” tem uma má reputação… mas com toda a honestidade… PODE FUNCIONAR PARA VOCÊ!
Você pode empurrar de quatro ou de joelhos ou em posição de cócoras muito tempo…
(Isso não é sempre o caso)
Na verdade, MUITAS mamães podem empurrar deitada MUITO TEMPO também, e quando mudam pouco de posição, elas fazem MUITO progresso!
Moral da história… se você está empurrando e algo não está funcionando (o bebê não está se movendo de forma muito eficaz), tente outra posição de empurrar!
Sua doula pode ajudá-la a agachar, mover de um lado para o outro, etc. Eu gosto de tentar coisas novas quando um método simplesmente não está funcionando! Confie em mim, eu quero que você empurre este bebê para fora e dê à luz por via vaginal!!
Tudo bem, então estamos pressionando por algum tempo e FINALMENTE O BEBÊ ESTÁ AQUI!
A terceira fase do trabalho de parto: parto da placenta
De TODAS as etapas…esta é definitivamente a mais curta!
A terceira fase do trabalho de parto começa a partir do nascimento do bebê e termina quando você desprende a placenta.
Esta fase geralmente dura menos de 30 minutos. Às vezes, durando apenas 4 ou 5 minutos.
Um pouco depois que o bebê nasce, o cordão umbilical para de pulsar (o bebê para de receber o fluxo sanguíneo pelo cordão umbilical) e seu parceiro ou quem você designar cortará o cordão. Saiba mais sobre o clampeamento tardio do cordão neste post do feed do Instagram que fiz!
Uma vez que o cordão para de pulsar, sua placenta começa a ter a ideia de que é hora de se desprender de dentro do seu útero.
Olá, Placenta!
Sua placenta é uma massa um pouco grande que precisa nascer da sua vagina da mesma forma que o bebê nasceu. Em outras palavras, não vai sair por conta própria… você tem que empurrá-la um pouco e pode ser um pouco doloroso.
É MUITO menos doloroso do que um bebê, veja bem, e eu prometo que será muito mais suave do que um bebê saindo.
Pense em dar à luz um grande monte de gelatina. É mais ou menos assim que é dar à luz uma placenta.
Eu vou dizer, às vezes sua placenta gosta de ficar dentro do seu útero e não ter a ideia de que ela precisa se desprender e aparecer.
Raramente, sua placenta pode precisar de um pouco de ajuda para sair.
ENTÃO… agora que sua placenta saiu… acabou? Ainda temos o último dos quatro estágios do trabalho de parto.
O quarto estágio do trabalho de parto: as primeiras 1-2 horas após o nascimento
A quarta e última etapa! Sim! Sua placenta nasceu e você oficialmente não está mais grávida!
A quarta fase do trabalho de parto começa com a expulsão da placenta e termina cerca de 1-2 horas após o parto.
Neste tempo, seu útero começa a contrair. Não se preocupe, porém, essas contrações não se parecem com as contrações do trabalho de parto. Eles são muito menos dolorosos.
Algumas mulheres relatam “cólicas semelhantes à menstruação”, mas muitas mulheres não sentem essas contrações nas primeiras horas.
Por que é importante ser monitorado durante esse período
Nestas primeiras uma ou duas horas, a enfermeira vai verificar seu sangramento, apalpando/massageando seu útero (do lado de fora) e verificando seus sinais vitais com bastante frequência.
Ela está se certificando de que seu útero esteja bem e firme, contraindo-se. Também verifica-se abaixo em seu absorvente se você não está sangrando muito ou deixando coágulos grandes.
Tem muita atenção SOBRE ESSE SANGRAMENTO! Estas uma ou duas horas após o parto é quando você tem maior probabilidade de sofrer uma hemorragia pós-parto…
Enquanto a enfermeira está examinando você, você pode segurar o bebê, criar laços com ele e começar a amamentar, se quiser! É importante garantir que toda mãe que planeja amamentar seu bebê tenha a primeira sessão de amamentação na primeira hora após o nascimento.
Na verdade, essa primeira hora de vínculo e pele a pele pode ser TÃO importante para o vínculo e o início de sua jornada de amamentação. Certifique-se de que seja uma hora respeitada e apoiada.
Agora você sabe sobre os quatro estágios do trabalho de parto.
Você aprendeu algo novo?
Sinto que entender essa progressão será TÃO útil quando o trabalho de parto começar e for a hora.
Conhecimento é poder, pessoal! ENTÃO NÃO PARE AQUI! Aproveite os materiais grátis e o curso on-line para se empoderar!
Deixar um comentário