“Se doula fosse um remédio, seria antiético não receitar.”
Esta frase foi dita pelo médico John Kennel, em 1991, quando estudou sobre os benefícios da doula durante o trabalho de parto de uma gestante.
Quem é a Doula?
A doula é a profissional que fornece apoio emocional, físico e informativo não médico durante toda a jornada da gravidez, durante o processo de parto e no pós parto.
Já foi comprovado cientificamente que a presença de uma doula de parto reduz o uso de intervenções desnecessárias e o risco de partos cirúrgicos, além de melhorar a experiência geral do parto, o apoio de uma doula pós-parto demonstrou redução nos transtornos de humor perinatais, melhora nas experiências de amamentação e aumento da autoconfiança.
Porque o nascimento de um filho, o nascimento de um pai, o nascimento de uma família é um evento da vida que deixa uma marca eterna em todos os envolvidos. Que seja também a experiência mais transformadora, mais alegre e mais empoderada.
O que a Doula faz antes do parto?
Passamos muito tempo discutindo suas preocupações, expectativas e preferências em relação ao parto e pós-parto e em relação ao meu papel como sua doula. A Doula vai equipá-la com todas as ferramentas possíveis para capacitá-la a tomar decisões autônomas sobre suas preferências para o parto. Analisaremos as intervenções médicas e não médicas e os riscos e benefícios de cada uma. Além disso, analisaremos os eventos prováveis de um parto fisiológico e consideraremos as ações a serem tomadas quando certas coisas não saem conforme o planejado.
Se você não tem uma doula, e mesmo que tenha uma, recomendo o curso Mamãe Empoderada, onde você pode ter ainda mais conhecimento com as aulas de educação perinatal e chegar ainda mais preparada para o grande dia!
Informação é poder!
A Doula durante o parto
O parto é uma caixinha de surpresa e não tem agenda. Requer paciência, ambiente seguro e confiança. Entregar-se e deixá-lo se desdobrar em sua própria maneira misteriosa permite melhores resultados. Só o parindo tem a autonomia, o conhecimento e a intuição, para guiá-la numa determinada direção, uma onda de cada vez.
A presença da Doula no seu parto pode envolver massagem, aromaterapia, sugestões de respiração e posicionamento. Mas o mais importante, o papel da Doula no seu parto é sentar com você, abrir espaço para essa rendição completa, garantir que você se sinta segura e respeitada, lembrá-la de sua sabedoria interior, força e capacidade de fazer escolhas certas para você e seu bebê. Esta é a receita para viver o seu melhor parto!
Veja alguns benefícios científicos de se ter uma doula:
- Redução de 31% na utilização de ocitocina;
- Redução de 28% no risco de cirurgia cesariana;
- Aumento de 12% na probabilidade de um parto vaginal espontâneo;
- Redução de 9% na utilização de qualquer medicação para o alívio da dor;
- Redução de 14% no risco de recém-nascidos de serem admitidos a um berçário de cuidados especiais;
- Redução de 34% no risco de estar insatisfeito com a experiência do nascimento.
(Fonte: Revisão Sistemática Cochrane, 2017)
Após o parto
O nascimento de um bebê tem um jeito de abrir corpos, mentes e corações. Ele ensina lições e deixa todos os envolvidos mudados para sempre. Embora possa ser uma experiência poderosa, o período inicial do pós-parto também é um período vulnerável de transições e ajustes.
As doulas de pós-parto são ideais para atender às suas necessidades específicas. O objetivo das doulas pós parto é cuidar e nutrir você, facilitando o descanso, a recuperação e o vínculo com seu bebê e aumentando sua confiança em sua intuição e suas habilidades, enquanto você passa pela transição inicial para a maternidade.
Deixar um comentário