Conheça 5 Motivos para adiar o primeiro banho do recém nascido muitos hospitais tem por rotina dar banho no bebê logo que ele nasce. E entrega-lo “limpinho” para mãe. Mas porque isso não é recomendado?
A maioria dos bebês nasce com a pele coberta por uma substância esbranquiçada chamada “vernix caseosa” (que significa “verniz cremoso”). Essa camada de gordura é produzida pelas glândulas sebáceas do feto e se deposita na pele nos últimos meses da gravidez, protegendo-a do contato permanente com o meio úmido do útero. Mas também tem uma função importante durante o trabalho de parto, atuando como lubrificante e facilitando a descida do corpo do bebê pelo canal de parto.
Pode ser tentador limpar a pele do recém-nascido, mas há boas razões para esperar antes de dar o primeiro banho ao seu bebê. Vamos entender o porque?
Por que adiar o primeiro banho do recém nascido?
1. Manter o Vernix
Manter o vernix protege a pele sensível do recém-nascido. O vernix é um hidratante natural da pele do bebê que o protege do líquido amniótico em que o bebê está imerso durante toda a gravidez. Depois do parto, essa camada de gordura também atua como uma barreira protetora contra a exposição da pele ao ar, impedindo que ela fique ressacada. Se o bebê nascer com muitos resíduos, é possível limpar parte dele com uma compressa e adiar o banho para outro momento.
Além de hidratar a pele, o vernix ajuda reduzir o risco de infecção. Pois é composto por células da pele do bebê e proteínas que previnem infecções bacterianas comuns.
No hospital ou maternidade, os bebês ficam expostos a certas bactérias e essa camada de gordura atua como barreira anti-bacteriana natural, protegendo a pele contra germes.
2. Valorizar a ligação mãe-bebê
Logo após o nascimento, o contato pele a pele ajuda o bebé a sentir-se seguro. Após 9 meses no seu ventre, o seu bebê sente-se solitário e confuso ao sair da barriga.
Os primeiros momentos após o nascimento são preciosos para os pais se apresentarem devidamente ao seu bebê, para lhe darem as boas-vindas e o acolhimento que ele precisa.
A não ser que haja uma emergência médica e o bebê e/ou a mãe precisem de assistência, os primeiros momentos após o parto pertencem aos pais e ao seu bebê. Todos os outros procedimentos podem esperar, incluindo o banho.
3. Promover a amamentação na primeira hora
É a chamada Golden Hour (ou hora de ouro do aleitamento), os bebês que usufruem do contato pele a pele imediatamente após o nascimento e que não são separados das mães têm mais chances de desfrutar de uma amamentação bem-sucedida.
Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira hora após o nascimento é uma das medidas recomendadas pela organização mundial da saúde. Se estiverem próximos da mãe, nos 20-30 minutos após o parto, os recém-nascidos começam a procurar instintivamente o peito para se alimentarem. Este comportamento ajuda o seu bebê a lembrar-se como sugar e engolir, o que, na realidade, já fazia dentro do útero.
Promover a amamentação exclusiva ajuda a proteger os bebês contra doenças e a reduzir a taxa de mortalidade. Separar o bebê da mãe depois do nascimento para lhe dar um banho pode interromper esse processo e tornar a amamentação mais difícil tanto para mãe como para o bebê.
4. Adiar o primeiro banho do recém nascido ajuda regular a temperatura corporal
Enquanto o seu bebê está no útero, vive num ambiente morno e aconchegado. Não tem fome ou frio, não se sente inseguro ou desprotegido. Ao nascer, é empurrado para um ambiente hostil com uma temperatura muito inferior à do interior do corpo materno.
Os recém-nascidos não conseguem ajustar a temperatura corporal e ainda não têm uma camada isolante de gordura que os proteja das oscilações de temperatura apesar de passar os últimos meses acumulanr gordura sob a pele.
Após o nascimento, o vernix atua como uma camada isoladora que ajuda o recém-nascido a lidar com a descida repentina de temperatura.
Dar banho a um recém-nascido pode fazer com que ele fique frio e precise de usar mais energia e oxigênio para se manter quente. Ao passo que deixa-lo em contato pele à pele com a mãe ajuda o bebê à regular mais rapidamente a sua temperatura.
5. Mantem os níveis de açúcar no sangue
As primeiras horas de vida exigem uma enorme capacidade de adaptação do seu bebê. Ele tem que aprender a respirar, manter o calor, mamar e a conservar a sua energia uma vez que a placenta deixou de o nutrir.
Dar banho no recém-nascido pode agravar o stress desta adaptação à vida fora do útero o que desencadeia a queda dos níveis de açúcar no sangue.
Os bebês com níveis baixos de açúcar no sangue podem ter dificuldade em conciliar o mamar e o sono, aspetos vitais para o seu bem-estar e sucesso de adaptação na vida fora do útero.
Dar banho no bebê é um momento muito especial, particularmente o primeiro banho. Provavelmente, o primeiro banho do seu bebê será dado ainda no hospital / maternidade com ajuda dos profissionais, se assim você desejar. Aproveite esse momento para esclarecer todas as suas dúvidas para que se possa sentir tranquila quando tiver que dar o banho sozinha.
Você também pode optar por não dar o banho no hospital, de qualquer forma recomendo fortemente que elabore o seu Plano de Parto com todas essas informações que são importantes para você!